Muitos pintaram essas ruas, essas ladeiras, o casario, os telhados, o mar, o grande mar da Bahia, mas a magia, a cor, o mistério, a luz da Bahia apenas uns raros a captam e transformam em arte e beleza. Apenas uns privilegiados, os que possuem talento, sabem trabalhar e trazem o coração pleno de amor. Como Jorge Costa Pinto, Mestre Pintor.
- Jorge Amado
Bahia de Todos os Santos:Guia de Ruas e Mistérios, Editora Record, 1977
Possuidor de grande domínio técnico, o artista Jorge Costa Pinto incontestavelmente recria, em sua obra, a atmosfera da vida baiana. Suas construções sólidas e de extremo equilíbrio, suas composições organizadas, com massas e volumes muito bem distribuídos, impregnam sua pintura de incontáveis acentos de atualidade. É especialista no uso da cor. A violência e a expressividade de suas cores puras, de seus verdes, de seus amarelos tão quentes, de seus azuis profundos e dos vermelhos vibrantes constituem aquela dinâmica de tensões que emana de suas paisagens. Para nossa maior emoção, há em sua pintura uma unidade admirável, em que cor e forma sempre se complementam, se fundem, se harmonizam e se equilibram diante do nosso olhar atento frente à força criativa do seu trabalho.
- Carlos Eduardo da Rocha
100 Artistas Plásticos da Bahia, página 73, publicado pela Galeria Prova do Artista sob o patrocínio da COPENE – Petroquímica do Nordeste S.A., 1999